A primeira apresentação foi ótima. Apesar dos pesares, tudo correu muito certo, os estresses foram contornados e a estréia foi ótima. Repercussão idem. Claro que como "apresentação/ensaio aberto" surgiram várias coisas que precisávamos melhorar e já estávamos nos empenhando para deixar o Perdoa-me ainda mais forte para a segunda apresentação.
Infelizmente não podemos falar que a apresentação de ontem foi tão boa como a primeira. Uma série de equívocos, falhas de comunicação, surtos de má-vontade e burocracia retrógrada quase cancelaram a peça, pois os convidados simplesmente não estavam autorizados a entrar no prédio.
Na última hora conseguimos contornar estes problemas e apresentar, mas mesmo assim ainda tivemos alguns problemas técnicos (Aprendemos, inclusive, a nunca mais usarmos MP3 para a trilha sonora, a trilha ficou péssima. Bom mesmo é o bom e velho CD de áudio comum...)
Mas o objetivo deste post, além de comentar como foram as apresentações, é de colocar aqui uma coisa que não podemos colocar no programa da peça (pelo menos não por enquanto): os
desagradecimentos. Queremos desagradecer a todas as entidades que, apesar de estarem em seu direito e não terem obrigação e compromisso nenhum com o Sagomadarrea, quase impediram a apresentação de ontem.
Toda a produção está sendo totalmente financiada de nosso próprio bolso, e estamos tomando o cuidado de demandarmos sempre o mínimo possível de recursos externos, afinal não é justo que uma iniciativa nossa e totalmente pessoal interfira no trabalho de outras pessoas. Mas como quase todo tipo de expressão artística no Brasil, nós não somos autosuficientes, como todo grupo amador de teatro contamos muito com todo tipo de apoio e colaboração. Mais que isso, precisamos estabelecer com estes apoiadores uma relação de confiança, algo que pequenas atitudes acabam abalando e impedindo que o trabalho possa prosseguir.
Mas problemas, transtornos e contratempos sempre ocorrem, todos sabem disso. Para que sejam contornados, é fundamental que haja acima de tudo profissionalismo, maturidade e transparência. Transmissão de informações importantes, boa-vontade e tolerância são formas de se mostrar profissionalismo, maturidade e transparência. Esperamos sempre colaborar com nossa parte, e estamos nos esforçando. Mas não existe nenhuma relação de uma só parte.
Enfim, ontem quase cancelamos a apresentação. Quase. Graças a atitudes de boa-vontade e à nossa persistência, houve espetáculo. A essas pessoas nós
agradecemos, assim como a todas as pessoas que vêm nos apoiando, incentivando e ajudando até agora. São atitudes de boa-vontade e persistência que movem todas as expressões artísticas que buscam algum tipo de qualidade artística pelo Brasil afora.
Considerando os fatos desagradáveis e apesar dos problemas técnicos que tivemos, podemos dizer que a apresentação de ontem foi sim um grande sucesso. E sábado teremos a melhor apresentação de todas as três, podem esperar!
Maurício Alcântara