mais recentes
Curtíssima Temporada
Desabafo
Precisa-se de merda, muita merda
Cartaz Oficial
Nos primórdios
Sagoma vai ao parque

arquivos
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007

 
quarta-feira, julho 05, 2006
Preciso subir ao palco?
No dia da última apresentação da peça, enquanto o público entrava no teatro e tomava seus lugares ao som de Billie Holiday e Ella Fitzgerald, eu fiquei um tempinho lá embaixo, como fiz na apresentação anterior, antes de subir para cuidar do som. Fiquei perto da escada que dava acesso ao palco, onde a platéia se sentaria. Várias pessoas estranharam o fato de terem de subir ao palco: algumas gostaram, outras relutaram. Teve gente que queria assistir das cadeiras vazias da platéia. Entre estas pessoas, uma menina que, quando expliquei que a platéia não oferecia visibilidade, me perguntou se precisaria mesmo subir no palco. Respondi apenas que sim, mas na verdade, minha vontade era de dizer mais, para todas aquelas pessoas:

Sim, você precisa. Felizmente. Não queremos que você seja apenas uma expectadora de nosso trabalho, queremos que seja cúmplice, participante, presente, próxima. Não precisa decorar papel, não precisa de figurino, não precisa nem sequer sair de sua cadeira ou banquinho ou colchonete. Sua participação é com sua reação, com seu envolvimento, você participa estando conosco e viajando conosco na história que vamos contar. E não há o que temer: o palco é a área iluminada do teatro, onde está a luz. É o lugar onde as ilusões se tornam realidade, onde as realidades se tornam ilusão, onde a criatividade pulsa.

Queremos compartilhar isso com você. Não fazemos questão de apenas entretê-la - nosso objetivo é envolvê-la. E para isso, você fica aqui em cima, no palco, conosco. De costas para a platéia vazia, fria e inanimada. Vamos demolir juntos a maldita quarta parede e expandir este espaço infinitamente. Isso é teatro: vivo, pulsante. E se no final nosso espetáculo não agradou, perdoe nossa imaturidade e nosso amadorismo. Esperamos conseguir envolvê-la com a magia do teatro em nossos próximos espetáculos. E para isso, esperamos que você esteja presente.
Maurício Alcântara | 10:10

Comentários:
Sou a favor de na próxima apresentação obrigarmos o público a vestir um figurino especial.
Blogger Marcela | 22:11  
Macacões...
Anonymous Anônimo | 23:37  
Que macacões o quê!
Imaginem uma platéia repleta de pandas de pelúcia - com ou sem absorventes. Sem absorventes é melhor, pois economizamos nos sacos azuis gigantes.
Anonymous Anônimo | 10:59  
meus pais ficaram com dores nas costas. meu pai tem problemas nas costas e ficou naquela banqueta la.. conforto 0, visibilidade ruim...
Anonymous Anônimo | 19:39  
que bizarro a menina não querer subir no palco. por quê? aposto que se fosse assistir br3 ela não ia querer subir no barco.
Blogger Elder Costa | 00:54  
haahhahahaa, o blogspot aqui na bolivia eh traduzido pro español... "haga su comentario" tive q comentar, to me divertindo com as coisas serem todas como em um filme latino... Ontem passou uma propaganda do simpsons na tv (cabo, como eles chamam acà) em español! huahuahuahuah... Ri muito! Saudades de voces! Besos!
Anonymous Anônimo | 12:01  
Nati, baile con Paco.
Blogger Marcela | 10:05  
Mas... o Paco não morreu?
Blogger Leca | 19:41  
quem é paco?
Anonymous Anônimo | 22:48  
paco não morreu. apenas é um travesti. en argentina, achei bacana o gmail en español, mas aí eu logava e ele voltava pro inglês.
Blogger Elder Costa | 00:03  
Postar um comentário